Conferência “O papel das Autarquias para Atrair Investimento e Criar Valor”

Miguel Pinto Luz

A sede do PSD Almada recebeu ontem a conferência, com Miguel Pinto Luz, sobre 𝗢 𝗽𝗮𝗽𝗲𝗹 𝗱𝗮𝘀 𝗔𝘂𝘁𝗮𝗿𝗾𝘂𝗶𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗔𝘁𝗿𝗮𝗶𝗿 𝗜𝗻𝘃𝗲𝘀𝘁𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗲 𝗖𝗿𝗶𝗮𝗿 𝗩𝗮𝗹𝗼𝗿. Durante mais de duas horas, o vice presidente da Câmara Municipal de Cascais falou da sua experiência, com militantes e simpatizantes almadenses.

Começando por dizer que não tinha a pretensão de ensinar nada mas apenas de partilhar as boas práticas do que têm feito em Cascais, Pinto Luz deixou claro que o ponto de partida é definir uma estratégia, depois perceber como a financiar e, no final, definir como redistribuir pelos munícipes, beneficiando quem mais precisa.

Foi esta a estratégia que permitiu que Cascais tenha, neste momento, alguns exemplos de sucesso como médico de família para a totalidade da população, transportes públicos gratuitos, escolas com cobertura total de wi-fi ou polícias com melhores equipamentos fornecidos pela autarquia.

Outra ideia que deixou é a de que receita nunca deverá ser aplicada em Almada de forma cega mas sim pensando nas especificidades do concelho e naquilo em que o queremos tornar. Os concelhos não têm muros à volta e por isso devem complementar-se e cada um potenciar as suas mais valias.

No ponto específico da atração de investimento, o exemplo de Cascais aponta para uma gestão muito direcionada e profissional, diferenciando projetos de investimento dos casos quotidianos de pequenas mudanças ou melhorias do dia a dia. Isto permite um acompanhamento mais eficiente das várias situações, melhorando a capacidade e rapidez de resposta.

Finalmente, outra das ideias fortes deixadas por Miguel Pinto Luz foi a importância de o Município ter uma rede de parcerias em que a Câmara funcione em conjunto com esses parceiros, sempre com a preocupação da redistribuir, prestar o melhor serviço e garantir a melhor qualidade de vida. “Temos de oferecer às pessoas aquilo que as faz felizes”, disse.