António Pedro Maco deixou algumas considerações sobre os transportes públicos no concelho na reunião da 6ª Comissão

Na sequência da reunião com a Comissão de Utentes dos Transportes Públicos do Concelho de Almada, o Deputado Municipal do CDS-Partido Popular, ouviu atentamente a comissão de utentes dos transportes públicos, tecendo seguidamente um conjunto de considerações colocando ainda algumas questões junto da respectiva entidade.

António Pedro Maco deixou na reunião a posição do CDS-Partido Popular em relação aos transportes públicos no concelho de Almada, começando por defender que só haverá um verdadeiro serviço de transportes junto da comunidade a partir do momento que os vários meios de transportes estejam verdadeiramente coordenados.

No que respeita ao novo contrato da Carris Metropolitana, no que respeita ao transporte rodoviário a operar pela TST – Transportes Sul do Tejo, o CDS-Partido Popular, apesar de optimista considerando as várias reuniões já realizadas com os intervenientes no processo, olha para todo o projecto com algumas cautelas relembrando que o mesmo deve ter a maior participação e abrangência possível para que o mesmo possa ter mais contributos e melhor servir as populações, relembrando ainda que há localidades, mesmo com uma maior abertura da rede no concelho, que não estão contempladas como é o caso de algumas localidades da Trafaria e da Caparica.

No que respeita ao transporte fluvial, António Pedro Maco relembrou as faltas à verdade do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Pedro Matos Fernandes, que vem a prometer sem cumprir com as obras de requalificação do terminal fluvial de Cacilhas. Segundo a administração da Transtejo, terão inicio em Junho do presente ano, se bem que o Ministério competente em resposta a uma Pergunta regimental do Grupo Parlamentar do CDS-Partido Popular, não se comprometeu com datas precisas, afirmando apenas que as obras teriam lugar no segundo semestre de 2021.

Já no que respeita aos dois transportes ferroviários que operaram no concelho, metro de superfície  o comboio da Fertagus, o deputado do partido recordou a necessidade da extensão da linha do metro até à Costa da Caparica/Trafaria, relembrando que mais uma vez, o ministro deixou de fora essa promessa. Ainda no que respeita às linhas ferroviárias, o CDS-Partido Popular acrescenta também a necessidade de se acrescentar a linha da Fertagus até à estação do Oriente, em vez de terminar em Roma/Areeiro como sucede no presente.

Para o CDS-Partido Popular os transportes públicos são das matérias que mais devem ser trabalhadas no concelho até que os almadenses possam ter condições adequadas de serviço de transporte público fomentando-se as boas práticas ambientais e descongestionando-se o espaço público de veículos de transporte individual.

Para António Pedro Maco só se consegue atrair mais pessoas para os transportes públicos quando os mesmos foram de qualidade.

O CDS-Partido Popular desde o ano passado que vem sugerindo a realização de uma assembleia municipal extraordinária para se debater com os almadenses a questão dos transportes, e, se possível, o município tomar uma posição conjunta e concertada de reivindicação de mais e melhores transportes públicos.