A Câmara Municipal de Almada lança o projeto Tempo para Si

A Câmara Municipal de Almada lança o projeto Tempo para Si, o qual permite aos cuidadores informais recorrer a uma bolsa de cuidadores formais para acompanhamento das pessoas a seu cargo durante breves períodos.

A iniciativa foi aprovada dia 3 de maio pela Câmara Municipal de Almada e tem como objetivo proporcionar aos cuidadores informais a possibilidade de usufruírem de tempos livres e de lazer.
Através do projeto Tempo para Si os cuidadores informais podem recorrer a uma bolsa de cuidadores formais para acompanhamento das pessoas a seu cargo durante breves períodos.
Este projeto será concretizado pela autarquia através de um protocolo com a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e a APCAS – Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal, detentoras de bolsas de cuidadores formais, às quais serão atribuídos 17 500 euros.
Os cuidadores informais assumem a prestação de cuidados a pessoas próximas em situação de dependência, não tendo formação para o efeito nem remuneração, mas sendo essenciais na garantia da capacidade de resposta dos serviços públicos e de solidariedade social. Nos últimos anos, com o envelhecimento crescente da população, os cuidadores informais têm crescido em número e importância social.